9.2.11

Lúcia Helena, Rádio Nacional (1)

Foto do meu arquivo pessoal
 Lúcia Helena, locutora, radialista, dedicou toda a sua vida à Rádio Nacional..

Com muito carinho e orgulho a ela dedico esta página e algumas outras que ainda virão. Só quem conviveu com ela, por tantos e tantos anos, conheceu o tamanho do enorme coração de Lúcia Helena, a tia de coração!...
.
Publicado no Diário de Franca em 04 de outubro de 1995:

"Desejosa de alçar vôo mais alto, deixou a cidade natal e foi para o Rio de Janeiro, onde graças à potencialidade vocal logrou êxito no teste que fez na radiofonia carioca. Não tardou a ser contratada pela Rádio Nacional, um portento naqueles idos. Lúcia Helena, pseudônimo escolhido pela jovem Izilda, logo se promoveu. O Brasil inteiro ficava empolgado quando ela anunciava com a voz cavernosa e limpa "Rádio Teatro Colgate Palmolive, com mais um capítulo da novela cubana O Direito de Nascer". A partir daí, ela estava consagrada.
.
Lúcia Helena abriu escola para outras mulheres e surgiram depois dela Virgínia de Morais, Nilza Magrassi, Lita Romani, entre outras. Mas nunca Lúcia Helena deixou de encabeçar a lista das preferidas. Aos domingos, durante longos anos, apresentou um programa de alcance nacional, onde entonava bem alto que se apresentariam Francisco Alves, o rei, e Dalva de Oliveira, a rainha das vozes.
.
Lúcia Helena era um patrimônio da Rádio Nacional e ela teve uma profunda tristeza quando a emissora passou a integrar o sistema Rádiobras, eliminando os programas de auditório e as rádio novelas.
.
Além de locutora, Lúcia Helena era novelista. Produziu o Grande Teatro das Sextas-Feiras, programação que apresentava semanalmente peças famosas, radiofonizadas por ela."
.
Lúcia Helena era natural da cidade de Franca, São Paulo.

Nenhum comentário: